Pesquisar este blog

HOME


Bem Vindo 
aos 
Arquivos Históricos JUNAAB - CAHist

 “Quando uma sociedade ou uma civilização desaparece, sempre há presente uma condição: seus membros esqueceram de onde vieram” Carl Sandburg (1878-1967)
A proposta desta página de web é disponibilizar, de forma sistemática, documentos históricos e informações úteis á Irmandade.
A ideia de organizar uma coleção histórica dos documentos da Irmandade veio do co-fundador Bill W. no início dos anos de 1950.
“Estamos tratando de acumular registros extensos que tenham valor para algum historiador no futuro...”.
“É muito importante que o material histórico seja colocado nos nossos arquivos de tal forma que impeça grandes distorções...”
“Queremos seguir ampliando esta ideia pensando na história completa que virá mais adiante...”. Bill W., em 1957
Bill preocupava-se cada vez mais com o fato de que “a história de Alcoólicos Anônimos continuava oculta atrás de um manto de neblina”. Sabendo que a correspondência do escritório era mantida de uma maneira um tanto desorganizada em caixotes da Sede Central, Bill começou a organizar os nossos arquivos históricos.
Pessoalmente, gravou as lembranças dos veteranos na Área de Akron/Cleveland; enviou remessas de fitas virgens a outras pessoas, incentivando-as a gravar suas próprias lembranças.
A visão de grande alcance que Bill teve, definiu uma mensagem referente aos arquivos históricos que continua válida nos dias atuais.
Ele disse:
“Cada um dos acontecimentos novos e inesperados (em A.A.) contém, por trás dele, uma enorme quantidade de incidentes e experiências dramáticas – muitas histórias... Não é difícil preparar uma crônica dos fatos que ocorreram – isto é, as datas em que as pessoas chegaram, os Grupos que se iniciaram, etc. O difícil de conservar é o ambiente é o ambiente onde tudo aquilo se desenvolveu e o material anedótico que irá dar vida às experiências mais recentes”.
Depois de vários anos seguidos de organização e configuração, a sala dos Arquivos Históricos do Escritório de Serviços Gerais – ESG, foi inaugurada em novembro de 1975, com uma cerimônia formal onde foi cortada uma fita.
Desde então, os arquivistas do ESG e os Custódios que prestam serviço no Comitê de Arquivos Históricos da Junta de Serviços Gerais, destacam a importância do serviço de arquivos como sendo vital para a sobrevivência da Irmandade. Como resultado desse trabalho, atualmente quase todas as Áreas já tem estabelecidas coleções de arquivos históricos e também se observa um crescimento significativo a nível dos Distritos.
Os documentos históricos ajudam-nos a examinar nossa experiência de recuperação dia após dia e reencontrar a experiência compartilhada do passado. Na medida em que separamos os mitos dos fatos, nos asseguramos de que nossa mensagem original de recuperação, unidade e serviço continuam sendo a mesma numa Irmandade que muda, cresce e se expande, renovando-se continuamente.
Os Arquivos Históricos da JUNAAB estão abrigados em três salas pertencentes ao Escritório de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil - ESG, cujo endereço é:




Alcoólicos Anônimos do Brasil
Rua Padre Antônio de Sá, 116 - Tatuapé 
São Paulo - SP
Tel.: 55 11 3313 - 0996 / 3229-3437

Também pode acessar:


Fale conosco:


Email:
cahist@alcoolicosanonimos.org.br

Agende sua vista ao ESG onde se encontram os Arquivos Históricos.








Um comentário:

  1. Adorei a ideia deste blog, com certeza serei visitante assídua, pois muitas informações e curiosidades sobre esta Irmandade estão aqui disponíveis. Parabéns pela iniciativa! Companheira Junara.

    ResponderExcluir